Como Funciona


O QUE É

ENERGIA FOTOVOLTAICA

O sistema de geração de energia fotovoltaica utiliza a luz solar, uma fonte renovável, para produzir energia elétrica.

Você sabe o que é energia fotovoltaica?
É a energia que provém da luz solar e é transformada em eletricidade. Esse processo de conversão é possível graças às células fotovoltaicas, ou seja, dispositivos elétricos que convertem a luz em energia elétrica. Essas células são agrupadas para formar os chamados painéis solares, que fazem a captação e a transformação da luz solar em eletricidade.

E o que são inversores?
Inversor de energia solar é o equipamento que transforma a energia captada pelas placas solares nos padrões da rede elétrica. Quando a luz solar é captada, as células fotovoltaicas a transformam em uma energia com corrente contínua (cc). O que o inversor vai fazer é transformar essa energia em corrente alternada (ca) para que ela possa ser utilizada em eletrodomésticos e outros equipamentos eletrônicos.

Além disso, o inversor também é responsável pela eficiência da conversão de energia e por monitorar a rede elétrica da concessionária de energia. Eles estão aptos a se desconectarem do sistema em casos de anomalias ou quando há manutenção.

 

COMO FUNCIONA

ENTENDENDO O SISTEMA

Agora que você já viu o que é um painel solar fotovoltaico e o que é um inversor, fica mais fácil entender como funciona a energia solar fotovoltaica, um sistema que opera com a compensação de energia.

 

Compartilhe: